Olá! Nesse post nós trazemos para você um tema muito curioso… você já pensou nas formas de associar o BIM com o Patrimônio Histórico? Então veja só!
O BIM – Building Information Modeling trabalha as informações de todo o ciclo de vida da edificação e isso inclui… obras que já estão prontas e em uso! Sim! Você pode usar essa metodologia para manutenção, operação e documentação de obras já concluídas, aliás, obra nunca acaba não é mesmo?
Bom, agora que você já sabe que você pode aplicar o BIM em qualquer tipo de construção, já não parece loucura associá-lo com obras que pertençam ao Patrimônio de um povo, uma cidade, um país… olha só que legal, associar uma tecnologia inovadora com algo que muitas vezes o senso comum coloca como “ultrapassado”. Mas não se engane, essas edificações são essenciais para nossa identidade merecendo todo o nosso respeito e cuidado.
Seja para preservação da memória através da documentação, ou um projeto de retrofit para adaptar uma edificação aos novos usos, ou um projeto de reforma… são muitas as possibilidades e técnicas que podem ser empregadas, e com um modelo BIM isso tudo fica mais preciso reunindo a informação de forma útil e organizada.
Você pode criar nuvens de pontos para levantamentos usando drones e laser scanning, modelar a edificação em software BIM, estabelecer um plano de manutenção integrado ao modelo, e assim por diante… são muitos os usos.
Mas não vá sair por aí modelando tudo que você encontrar hein! Já pensou o tempo que você pode perder tentando modelar aquele aquela estátua ou aquele adorno? Para isso é primeiro pensar qual o USO BIM você deseja dar ao modelo para não empregar seus esforços em vão… ficou curioso sobre como isso pode ser feito? Quer saber um pouco mais sobre o assunto e as novas frentes de atuação?
Assista nosso MasterClass em parceria com a Zigurat – Global Institute, está incrível! Se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só chamar.