A elaboração de um projeto paisagístico de qualidade requer um olhar sensível que consiga recuperar, criar, modificar ou recriar uma paisagem. Em menores escalas, tais projetos buscam criar áreas de lazer, estudos, encontro, esportes, dentre outras. Já em escalas maiores, o paisagista visa intervir na cidade como um ponto de equilíbrio ambiental, buscando reequilibrar o ecossistema urbano.
Neste contexto, a arquitetura paisagista necessita de softwares que possuem uma compatibilização de diferentes disciplinas para aperfeiçoar seu trabalho, bem como, softwares que geram informações dentro de um modelo, para que assim, aumente sua produtividade e reduza o seu retrabalho.
No Brasil, a implementação do BIM (Modelagem da Informação da Construção) no paisagismo acontece em passos lentos, mas é inevitável que sua utilização em um futuro próximo se tornará padrão na construção civil. Visto que, as informações contidas dentro de um modelo possuem inúmeros parâmetros que auxiliam esse profissional, podendo conter dados importantes sobre a vegetação: sua altura ao longo do tempo, tamanho da raiz, condições para implantação, eficiência de cada espécie, assim como outras informações que possam complementar o projeto.
O Revit como um software BIM, é um dos mais conhecidos popularmente, entretanto, vale ressaltar que para a eficiência do seu projeto se faz necessário a utilização de famílias e/ou templates que auxiliem nesse processo. Por esse motivo, o Studio Ideia disponibilizou gratuitamente uma aula exclusiva no Youtube onde você pode aprender sobre o fluxo de trabalho para paisagismo com link para baixar duas famílias com representação técnica, humanizada e realista e também com parâmetros modificáveis que possibilitam a geração de quantitativos.